Tem como objetivo ajudar o paciente a melhor compreender as causas de suas aflições, oferecendo meios para lidar com seus problemas e dificuldades.
É indicada para aqueles que desejam trabalhar problemas pessoais, conjugais, familiares e interpessoais, buscar redefinir traços de personalidade para mudar sua interação com os outros e o mundo, desenvolver empatia ou outras habilidades pessoais como capacidade de comunicação, assertividade, resolução de conflitos, etc. Também é indicada para pessoas com transtornos de personalidade ou psicológicos, como fobias, pânico, depressão, ansiedade, transtornos compulsivos, transtornos alimentares, dentre outros, ou para trabalhar problemas pontuais como estresse pós-traumático, luto, problemas de autoimagem, problemas sexuais, alcoolismo e dependência física ou psicológica.
A psicoterapia ajuda, portanto, não somente a pessoas que buscam alívio para uma carga emocional que comprometa sua satisfação, mas também pessoas que necessitam de ajuda em momentos de crise. Momentos de dificuldades emocionais acontecem na vida de qualquer pessoa. Muitas vezes, a melhor saída para resolver esses conflitos é a terapia individual.
A psicoterapia é uma forma de fortalecimento emocional para que você aprenda a lidar com seus conflitos e consiga resolvê-los. Você é o guia da sua caminhada, cujo acompanhante, o psicólogo, junto de você, vai desvendando os conflitos do caminho e apontando o que percebe na jornada.
No entanto, cabe a você mudar as direções e tomar as decisões convenientes, de acordo com as reflexões e insights que vão surgindo ao longo da trajetória em terapia.